domingo, 22 de março de 2009

Atividade 3 - Educação e Tecnologia

O processo de informatização em nossa sociedade vem acompanhado da crescente utilização da informática também nas escolas. Estudos sobre o tema apontam, no entanto, que a formação do professor para a utilização da informática nas práticas educativas não tem sido priorizada tanto quanto a compra de computadores de última geração e de programas educativos pelas escolas, transparecendo a idéia de que os equipamentos sozinhos podem melhorar a qualidade das práticas educativas. O computador é uma ferramenta que pode auxiliar o professor a promover aprendizagem, autonomia, criticidade e criatividade do aluno. Mas, para que isto aconteça, é necessário que o professor assuma o papel de mediador da interação entre aluno, conhecimento e computador, o que supõe formação para exercício deste papel. Nem sempre é isto, entretanto, que se observa na prática escolar. O computador pode ser um instrumento útil no processo de ensino-aprendizagem quando o aluno, assessorado pelo professor (o que intensifica a relação professor-aluno), assume o controle da máquina, utilizando sua criatividade no uso ou elaboração de programas que atendam seus interesses e necessidades. Neste caso, o computador torna-se uma ferramenta de aprendizagem (e não uma máquina de ensinar) que pode auxiliar no processo de aprendizagem do aluno.Uma sala de aula equipada com computadores, TV, vídeo, aberta e livre ao diálogo, pode se transformar em uma oficina de trabalho, a partir do momento em que os estudantes forem desafiados a buscarem soluções para os problemas em colaboração entre os pares e com as facilidades disponíveis pelas tecnologias. Isto pode fazer com que os estudantes ganhem mais confiança para criarem livremente, sem medo de errar. Assim a sala de aula pode gerar uma grande equipe para produção e troca de idéias, um ambiente diferente do da sala de aula convencional, onde a fala e a projeção do pensamento passam a ter papel fundamental no processo de criação e na aplicação dos conteúdos adquiridos formalmente.
21 de Março de 2009 16:26

sábado, 21 de março de 2009

Atividade 2 - Registrando a própria reflexão

Devemos partir da idéia de que as representações que os professores constroem sobre o processo de ensino-aprendizagem, influenciam as suas representações sobre a informática na educação e, conseqüentemente, a forma como eles assumem sua prática pedagógica com auxílio da informática. Desse modo, é importante compreender como se articulam as relações entre tais representações sociais, em busca de uma melhor apreensão do processo de implementação da informática na realidade escolar e seu funcionamento, assim como as relações que se estabelecem entre essas. Destaco a necessidade da formação de professores mediante uma postura reflexiva de atuação, fundamentada nas atuais concepções sobre o processo de ensino-aprendizagem e mediadas pelo uso da informática na Educação.

Atividade 1 - Quem sou

Sou professora do primeiro segmento do ensino fundamental, licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literatura. Gosto de me atualizar e aprender sempre, por isso estou sempre buscando cursos e capacitações. Atualmente, estou cursando o Módulo Intermediário do curso de Mídias na Educação MEC/FNDE e Módulo Avançado do curso de Libras. Tenho interesse em buscar novas informações, não só nas novas tecnologias, mas também na área da Educação Especial. Por isso no ano de 2008 participei do Curso de Informática para cegos no IBC/RJ. Em 2007 participei da capacitação para Dinamizadores Educacionais. Quero aprender muito sobre a área de informática educativa, das tecnologias educativas, para poder incentivar e ajudar os meus alunos.