quinta-feira, 28 de maio de 2009

Agradecimento


Gostaria de agradecer a equipe do NTE 07 Volta Redonda pela oportunidade de participar da oficina MUAN. Parabéns pelos 10 anos!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Atividade 2.8 - O registro digital da experiência




Durante a execução da atividade, os alunos e professor do 5 º ano de escolaridade tiveram a oportunidade de aprofundar o assunto da aula sobre Brasil, Estados e capitais. Os alunos acessaram os sites de pesquisa de acordo com suas preferências regionais, verificando no município escolhido aspectos como: clima, população, culinária, turismo, hotelaria.
Os municípios escolhidos foram: Florianópolis, Juazeiro do Norte.
Após, foram traçados os roteiros das viagens, verificando preços de passagem, hospedagem e alimentação.
Achamos interessante os comentários que surgiram no momento da atividade como: religiosidade, nomes de aeroportos do Brasil, praias, meios de transporte.
A atividade aconteceu em duas aulas e os participantes envolvidos foram: alunos do 5 º ano, professor da turma, assessor tecnológico, participantes do curso Tecnologias na Educação.
Na segunda aula o professor da turma elaborou um texto coletivo, juntamente com os alunos.
Através dessa atividade os alunos perceberam que o computador não é usado apenas para jogos, mas a internet torna possível a pesquisa em tempo real, e que, a mesma deve ser feita alternada aos livros, indispensáveis no processo ensino aprendizagem.
Novas aprendizagens surgiram através das argumentações dos alunos e as disciplinas integradas por assuntos como clima, câmbio, dialeto, população e outros.
Os alunos perceberam a importância da valorização de nossas riquezas naturais e que o turismo é importante para o nosso país, além de nos levar a lugares desconhecidos.






Texto Coletivo
A aula de Informática
No dia 22 de maio, 6ª feira, nossa turma teve uma aula de informática. Aprendemos a usar a Internet. Pesquisamos o mapa do Brasil, seus estados e capitais.
Foi agradável porque aprendemos e tiramos nossas dúvidas. O grupo que participou com a tia Fabiana pesquisou sobre Florianópolis e o grupo que participou com a tia Marcilene pesquisou o Ceará.
Pesquisamos passagens de avião (reserva e pacotes de viagens), passagens de ônibus, hotéis, restaurantes, comidas típicas, os preços das comidas e calculamos quanto iríamos gastar na viagem.
O Lucas foi o instrutor que ajudou os dois grupos e ensinou como entrar nos sites.
Que pena! Esquecemos de pesquisar as escolas, creches e praças das cidades.
O segundo grupo começou uma pesquisa sobre o Acre, mas não deu tempo de acabar a pesquisa.
A turma gostou mais ou menos...Porque alguns alunos não tiveram a chance de mexer no computador e nós queremos uma nova aula pra que todos possam pesquisar e mexer com o mouse.
Agradecemos as professoras Fabiana, Marcilene e ao Lucas por tirarem nossas dúvidas e queremos saber mais coisas.
Turma 501

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Atividade 2.6 - Planejando uma atividade com hipertexto ou internet

Atividade com Mapas:

Objetivos:

Ao completar a atividade os alunos serão capazes de:
Reconhecer diferentes espaços geográficos e alguns de seus aspectos culturais
Estimular a produção escrita por meio de pequenos textos informativos.
Etapas:
Acessar e navegar nos sites indicados, escolhendo mapas a partir de um local ou tema escolhido para ser debatido em sala de aula.
Elaborar um texto coletivo com as informações pesquisadas indicando os links do texto.
Pesquisar nos sites indicados informações para organizar uma viagem virtual à cidade ou ao país que escolherem em conjunto.
Antes de apresentar o projeto aos alunos, deverá ser decidido que parâmetros serão adotados para as viagens virtuais. Os parâmetros poderão incluir: duração: quanto tempo a viagem durará? ; orçamento: quanto os viajantes podem gastar?; transporte: vai usar mais de um tipo?; pontos de interesse; mapas.

Dizer aos alunos que farão parte de uma agência de viagens com a responsabilidade de traçar uma viagem emocionante em torno do mundo para seus clientes. Além de descobrir tudo sobre o país que os viajantes queiram visitar, os alunos necessitarão planejar uma amostra do itinerário e o orçamento completo. Escolha dois destinos e explore-os usando as viagens virtuais.
Leitura de artigos sobre o país que escolheu, para aprender mais sobre sua história, geografia, clima, língua, capital e as outras cidades maiores, atrações principais e transporte. Tenha sempre em mente o tempo da viagem e o limite do orçamento.

Organização de fatos, figuras e fotos sob títulos que expressem o que foi recolhido como a vista geral do país, o mapa, a geografia, o clima, a população e as atrações especiais.
Procurar nos sites sobre mapas, a localização e coordenadas geográficas dos locais que serão visitados.
Copiar as imagens para seu trabalho.

Recursos:
Mapas
Livros
Revistas
Internet
Editor de textos

Competências:
Identificação de diferenças e semelhanças entre diferentes comunidades (sociais, econômicas, culturais).
Reconhecimento da paisagem local, comparando-a com as outras paisagens.
Utilização da linguagem cartográfica.
Representação do espaço.
Reconhecimento do papel das tecnologias na vida dos seres humanos.
Reconhecimento /utilização de diferentes linguagens para expressar-se.
Produção de textos escritos, de acordo com nível de desenvolvimento.
Compreensão da função social dos diferentes tipos de textos.
Utilização de diálogo para a solução de conflitos.
Capacidade de argumentação.
Avaliação:
Elaborar um álbum, em texto ou virtual, utilizando imagens que retratem as cidades conhecidas e pesquisadas.

Créditos:
Fabiana de Matos Ferreira
Marcilene Panizzi de Siqueira Vicente

Atividade 2.5 - Criando um portfólio em hipertexto, o meu hiper-portfólio

Neste documento estarei registrando e relatando minhas experiências adquiridas durante o curso Tecnologias na Educação.

Gostaria de parabenizar o grupo pelo empenho, dedicação e agradecer a colaboração.


Quem é Fabiana: Estou aqui com o objetivo de aprender mais sobre as tecnologias, para então estimular meus alunos.

O que eu pesquisei e escrevi sobre hipertextos:

A capacitação dos docentes, nesse momento, é de suma importância, para a inclusão das mídias no processo ensino aprendizagem.

Por isso, o computador e outras mídias, tornaram-se ferramentas indispensáveis nesse processo. http://profabiana.blogspot.com/2009/03/atividade-3-educacao-e-tecnologia.html

Nossas escolas possuem recursos didáticos que devem ser constantemente utilizados. http://profabiana.blogspot.com/2009/03/minha-escola_27.html

Uma apresentação sobre vídeos: Os DVDs devem ser incorporados a todas disciplinas e aulas.


 


 


 


 


 

Atividade 2.3 - O que é hipertexto segundo eu e outros autores

Um hipertexto é uma rede composta de atalhos ligados por conexões, denominados
links
que oferecem informações variadas.

Os links ou palavras de ligação são o ponto diferencial entre o hipertexto e outros documentos escritos de forma eletrônica. Deste modo, a escolha dos links envolve julgamento e tomadas de decisão.

Os atalhos podem ser palavras, páginas, imagens ou partes de imagens, sequências sonoras, referência a documentos complexos que podem ser eles mesmos hipertextos.

Apesar de a introdução do hipertexto no contexto de sala de aula ainda ser considerada difícil e gerar grande demanda
de dúvidas dos alunos para o professor (Cerutti, 2002), é possível dizer que o processo de construir um hipertexto pode trazer benefícios positivos tanto para a conscientização de processos de escrita tradicional quanto para o próprio projeto e desenvolvimento de aplicativos baseados em hipertexto para a Internet.

Suas principais características são interatividade, velocidade, precisão, transitoriedade.

O HTML é um padrão utilizado nos hipertextos para marcação e acesso rápido.

O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário agregando recursos como sons e imagens, tornando a consulta mais atraente.

A origem do termo foi criada para exprimir a idéia de escrita/Leitura não linear em um sistema de informática.



sábado, 9 de maio de 2009

Atividade 2.2 - Navegando em hipertexto sobre hipertexto

A Internet introduziu a idéia básica de hipertexto o qual espalhou-se rapidamente pela rede. No ambiente educacional a navegação em hipertextos, projeto e desenvolvimento de sistemas hipertextuais e a escrita hipertextual com objetivos pedagógicos tem se tornado objeto de investigação.
A capacidade dos ambientes de aprendizagem hipertextuais de armazenar, interconectar e fornecer acesso a uma grande quantidade de conhecimento aos alunos parece enriquecer a aprendizagem.
A navegação nos links facilitou a compreensão dos significados e deu suporte a outras.
São inúmeras informações, mas o retorno é sempre possível, graças as setas!
É difícil armazenar todas as informações obtidas nos links visitados, mas a idéia central do conceito de hipertextos ficou clara.