segunda-feira, 11 de maio de 2009

Atividade 2.6 - Planejando uma atividade com hipertexto ou internet

Atividade com Mapas:

Objetivos:

Ao completar a atividade os alunos serão capazes de:
Reconhecer diferentes espaços geográficos e alguns de seus aspectos culturais
Estimular a produção escrita por meio de pequenos textos informativos.
Etapas:
Acessar e navegar nos sites indicados, escolhendo mapas a partir de um local ou tema escolhido para ser debatido em sala de aula.
Elaborar um texto coletivo com as informações pesquisadas indicando os links do texto.
Pesquisar nos sites indicados informações para organizar uma viagem virtual à cidade ou ao país que escolherem em conjunto.
Antes de apresentar o projeto aos alunos, deverá ser decidido que parâmetros serão adotados para as viagens virtuais. Os parâmetros poderão incluir: duração: quanto tempo a viagem durará? ; orçamento: quanto os viajantes podem gastar?; transporte: vai usar mais de um tipo?; pontos de interesse; mapas.

Dizer aos alunos que farão parte de uma agência de viagens com a responsabilidade de traçar uma viagem emocionante em torno do mundo para seus clientes. Além de descobrir tudo sobre o país que os viajantes queiram visitar, os alunos necessitarão planejar uma amostra do itinerário e o orçamento completo. Escolha dois destinos e explore-os usando as viagens virtuais.
Leitura de artigos sobre o país que escolheu, para aprender mais sobre sua história, geografia, clima, língua, capital e as outras cidades maiores, atrações principais e transporte. Tenha sempre em mente o tempo da viagem e o limite do orçamento.

Organização de fatos, figuras e fotos sob títulos que expressem o que foi recolhido como a vista geral do país, o mapa, a geografia, o clima, a população e as atrações especiais.
Procurar nos sites sobre mapas, a localização e coordenadas geográficas dos locais que serão visitados.
Copiar as imagens para seu trabalho.

Recursos:
Mapas
Livros
Revistas
Internet
Editor de textos

Competências:
Identificação de diferenças e semelhanças entre diferentes comunidades (sociais, econômicas, culturais).
Reconhecimento da paisagem local, comparando-a com as outras paisagens.
Utilização da linguagem cartográfica.
Representação do espaço.
Reconhecimento do papel das tecnologias na vida dos seres humanos.
Reconhecimento /utilização de diferentes linguagens para expressar-se.
Produção de textos escritos, de acordo com nível de desenvolvimento.
Compreensão da função social dos diferentes tipos de textos.
Utilização de diálogo para a solução de conflitos.
Capacidade de argumentação.
Avaliação:
Elaborar um álbum, em texto ou virtual, utilizando imagens que retratem as cidades conhecidas e pesquisadas.

Créditos:
Fabiana de Matos Ferreira
Marcilene Panizzi de Siqueira Vicente

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