Um hipertexto é uma rede composta de atalhos ligados por conexões, denominados
links
que oferecem informações variadas.
Os links ou palavras de ligação são o ponto diferencial entre o hipertexto e outros documentos escritos de forma eletrônica. Deste modo, a escolha dos links envolve julgamento e tomadas de decisão.
Os atalhos podem ser palavras, páginas, imagens ou partes de imagens, sequências sonoras, referência a documentos complexos que podem ser eles mesmos hipertextos.
Apesar de a introdução do hipertexto no contexto de sala de aula ainda ser considerada difícil e gerar grande demanda
de dúvidas dos alunos para o professor (Cerutti, 2002), é possível dizer que o processo de construir um hipertexto pode trazer benefícios positivos tanto para a conscientização de processos de escrita tradicional quanto para o próprio projeto e desenvolvimento de aplicativos baseados em hipertexto para a Internet.
Suas principais características são interatividade, velocidade, precisão, transitoriedade.
O HTML é um padrão utilizado nos hipertextos para marcação e acesso rápido.
O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário agregando recursos como sons e imagens, tornando a consulta mais atraente.
A origem do termo foi criada para exprimir a idéia de escrita/Leitura não linear em um sistema de informática.
2 comentários:
Olá, Fabiana!Acrescento que embora estejamos em um curso sobre informática, descobri que tradicionalmente já empregávamos esta forma de trabalho.
Parabéns e obrigada pelas suas contribuições.
Fabiana, achei sua postagem esclarecedora e rica de informações, até mesmo sobre a linguagem HTML ser o padrão para criar hipertextos.
Um grande abraço, Marise Brandão.
Postar um comentário